sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ahhh... Como não?

“Se eu perder meus demônios, perderei meus anjos também” Rainer Maria Rilke

Hoje, enquanto esperava ser atendido por minha psiquiatra, li uma entrevista bem interessante numa Época de séculos atrás. Nela, Richard Berlin, um psiquiatra desses badalados, desmistifica o estereótipo dos escritores “atormentados”. Segundo ele, a grande maioria desses pensadores mal conseguia produzir quando estava em crise. A poetisa Sylvia Plath, por exemplo, passava anos sem escrever uma linha. Considerada bipolar, assim como Van Gogh, é dela a autoria da frase: “Quando estou louca, isso é tudo o que sou. Não posso produzir nada”. Mas, pense comigo, será que se esse povo se tratasse nós os acharíamos tão geniais? Rola um marketing por trás de tudo... Confesso que só fui ler Plath depois que conheci sua história. “Oh, ela se matou aos 30 anos de idade”. Entende o que eu quero dizer? Agora, em pleno século XXI esse papo já não cola mais. Pelo menos é o que acho...

Se quiser saber mais sobre Sylvia Plath e não tem paciência para ler, basta ver o filme Sylvia. Gwyneth Paltrow está ótima! Chata igual a personagem que interpreta...


Nenhum comentário: